Entrevistas/Mundo Cervejeiro

Para atender a crescente demanda, ABS abre turma de Beer Sommeliers às quartas-feiras

quenaofaltemalte_curso_abs_quartas

Para atender a crescente demanda por profissionalização no setor, a ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) abriu uma nova turma às quartas-feiras, no período da tarde, com início às 14h e término previsto às 18h.

Serão 18 (dezoito) aulas às quartas-feiras – incluindo visita a uma cervejaria – totalizando 80 horas de curso. A cada aula são degustadas pelo menos 4 cervejas de cada escola (belga, alemã, americana e inglesa)

Com coordenação de Estácio Rodrigues (Sócio da WTrends e Instituto da Cerveja) e aulas ministradas por Kathia Zanatta (Biersommelière, mestre-cervejeira e engenheira de alimentos) e Alfredo Ferreira (Mestre-cervejeiro e químico), o curso profissionalizante conta também com a chancela da Associação Internacional de Sommeliers (ASI).

As aulas vão de 04 de setembro a 05 de fevereiro. Para saber mais sobre a grade curricular e outras informações, clique aqui.

O Que não Falte Malte entrevistou Estácio Rodrigues, Coordenador do curso de Sommeliers da ABS. Confira abaixo:

Como você enxerga esta crescente demanda por especialização no mercado de sommeliers?

O caminho que estamos trilhando hoje não tem volta. A especialização gera não só conhecimento técnico sobre a cerveja, mas também amplia a rede de relacionamento. Aos poucos o mercado está se preparando para receber os sommeliers de cerveja para os mais diversos tipos de atuação: consultoria em bares, restaurantes, hotéis, cervejarias, importadoras e assim por diante. Mas o ponto crucial e que ainda não está tão claro é que a demanda vem do ponto de venda, ou seja, do consumidor.

A globalização, as redes sociais e o aquecimento da economia criaram um consumidor mais atento e exigente. Hoje em dia um garçom não pode mais oferecer a cerveja que está mais gelada, pois não é isso que o consumidor quer ouvir. Ele quer mais, quer interagir, discutir (saudavelmente) e colocar a sua opinião. Ele quer informação sobre o que está consumindo e, para isso, a especialização é fundamental.

É também fundamental para as importadoras, pois existe a necessidade da capacitação da equipe de vendas: equipe capacitada significa equipe rentável. Existe a necessidade nas microcervejarias e também nas grandes, pois abre o leque sobre a diversidade de estilos a serem pesquisados e lançados.

O conhecimento, a capacitação, o ensino são um caminho sem volta para o crescimento sustentável deste e de qualquer outro mercado.

Qual o perfil do público que busca este tipo de curso? 

O perfil é muito variado. Nos cursos da ABS e do Instituto da Cerveja ainda vemos uma predominância masculina. Isso quer dizer cerca de 70% versus 30% de presença das mulheres. Temos profissionais do ramo, como cervejeiros, importadores, garçons, sommeliers de vinhos, cervejeiros caseiros, atendentes e também muita gente que deseja empreender neste ramo, mas ainda não sabe ao certo como fazer, mas com a rede de relacionamento que é formado no curso, boas ideias saem do papel e viram realidade.

Além dos cursos profissionalizantes em Sommelier de Cervejas, há outros cursos específicos que o Instituto da Cerveja tem em mente?

Sim! Já temos o curso de especialização em estilos – Mestre em Estilos® que tem como objetivo capacitar ainda mais os sommeliers quanto aos mais diversos estilos cervejeiros. Temos também mais algumas frentes que serão lançadas em 2013 e 2014. Estamos também direcionando parte de nossos esforços para trazer consumidores que ainda não foram 100% arrebatados para o universo das cervejas especiais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s