Beer Trips/QNFM em UK

Entenda o CAMRA e sua importância para o universo cervejeiro

destaque_post

A década de 70 trouxe uma série de mudanças no mercado cervejeiro do Reino Unido.

O crescimento de grandes corporações e o crescente contato dos britânicos com outros mercados europeus começou a abrir as portas as modernas (e muitas vezes menos saborosas) Lagers industriais.

Lentamente as tradicionais Cask Ales (cervejas não pasteurizadas que seguem fermentando e se desenvolvendo após o envase) caíram de qualidade e entraram em declínio. Muitos cervejeiros locais decidiram então adotar técnicas mais “modernas”, rápidas e baratas de produção que incluem kegs (modernos barris de inox), filtragem, carbonatação artificial e pasteurização, o que certamente trazia melhores cervejas do que as casks ales ruins mas definitivamente se afastava do sabor e aroma únicos das tradicionais casks ales.

Preocupados com o abandono das verdadeiras raízes das ales inglesas, 4 jornalistas ingleses começaram em março de 1971 um movimento que unia consumidores em prol da verdadeira ale. Nascia então a Campaign for Real Ale (ou CAMRA), um movimento de consumidores que ajudou a mudar o cenário cervejeiro local exercendo grande pressão política por meio de boicotes a cervejarias e pubs que haviam abandonado as casks.

camra-founders

Fundadores do CAMRA no início da década de 70

Este movimento foi muito bem sucedido no início angariando milhares de adeptos e impulsionando pubs e cervejarias a resgatarem suas origens produtivas. Entretanto, a militância de que apenas as real ales eram válidas de serem consumidas e a imagem passada contra a inovação trouxe uma imagem ruim ao movimento.

Felizmente com os incentivos do governo aos pequenos produtores artesanais na virada do século e uma nova geração de cervejeiros que conseguiu transitar melhor entre a tradição e a criatividade/inovação, as Real Ales inglesas (ou Cask Conditioned Ales) inglesas estão renascendo e (re)conquistando o gosto de diferentes gerações.

camralogo_quenaofaltemalte

Certificação que o CAMRA garante a pubs que servem as Real Ales

Nos dias atuais, o CAMRA tem mais de 150.000 membros em todo o mundo, e tem sido descrita como a campanha de consumidores de maior sucesso na Europa.

As atividades do grupo fomentam fortemente a cultura cervejeira inglesa incluindo diversos eventos, concursos cervejeiros, certificações para pubs e cervejarias e diversas vantagens e descontos para seus membros.

Visite o site oficial do CAMRA

_ Que Não Falte Malte na Terra da Rainha

Saiba mais sobre as Cask Ales defendidas pelo CAMRA

Visita a cervejaria Fuller’s: http://goo.gl/NZix0J

Um pensamento sobre “Entenda o CAMRA e sua importância para o universo cervejeiro

  1. Pingback: Vem aí: A Pint with the Queen, a festa mais inglesa do ano | Que não falte malte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s