Beer Trips/QNFM em UK

Pubs Londrinos (Parte II)

destaque_post

The Borough Market

Começamos esta segunda parte visitando não um pub, mas um dos centros gastronômicos mais bacanas da cidade, o Borough Market, uma espécie de Mercadão londrino.

O espaço mescla uma feira livre de alimentos frescos (como frutas, vegetais, cogumelos, carnes curadas e queijos) e diversas opções de comida de rua. Há também uma grande variedade de azeites, alguns com adição de trufas (muito saborosos e difíceis de serem encontrados por aqui).

quenaofaltemalte_borough1 quenaofaltemalte_borough2

O ponto alto do passeio foi descobrir a Uto Beer, um empório de cervejas especiais, muitas delas geladas e prontas para o consumo. Pura alegria.

quenaofaltemalte_borough_utobeer

Visite o site oficial do mercado

The Borough Market
8 Southwark Street
London
SE1 1TL

The Churchill Arms

Localizado no agradável bairro de Notting Hill, o The Churchill Arms já chama atenção por sua fachada generosamente florida (e olha que os caras curtem pendurar vasos por lá).

quenaofaltemalte_churchill_frente

A decoração interna inspirada no general da segunda guerra Winston Churchill – ávido amante de cerveja e outras bebidas – dá um ar pitoresco e único ao lugar. Entre máscaras de gás, fotos da rainha entornando um belo pint e infinitas bugigangas penduradas, é difícil decidir para onde olhar.

quenaofaltemalte_churchill_interior

Vou ao balcão e peço uma London Pride. Gerry, o simpático gerente denominado “Landlord of this pub” faz as honras da casa e replica “Brilliant choice. You got to take pride of that”.

quenaofaltemalte_churchill_gerryAo canto de um balcão me observava um senhor que tomava sua ale em uma caneca de metal. Acenei com a cabeça e ele logo despontou a contar a história do nome London Pride, inspirado em uma flor local que costumava enfeitar as janelas da cidade. Ele se empolgou tanto que chamou o Gerry e começou a cantar a canção homônima, por Noel Coward.

Garret Oliver fez menção ao lugar em um de seus livros “…as cervejas combinam muito bem com a comida tailandesa da casa [servida em um restaurante anexo] e o caráter alaranjado [remetendo a geléia de laranja-azeda] harmoniza com o suco de limão dos pratos”.

Um dos pubs mais tradicionais e aconchegantes que já visitei. Imperdível!

The Churchill Arms
119 Kensington Church St  
Greater London W8 7LN

quenaofaltemalte_churchill_fuller_discovery

quenaofaltemalte_londonpride_flower

The CraftBeer.Co

Com 4 unidades no Reino Unido (três em Londres e uma em Brighton) a rede CraftBeer.Co se propõe a uma missão clara: criar uma experiência cervejeira única e estabelecer novos padrões de qualidade para os pubs e empórios. Em uma visita a unidade de Clerkenwell (perto do Rio Tâmis e do museu Tate Modern) pude comprovar que este discurso não é mera pretensão.

quenaofaltemalte_craftbeer.co3

São 32 torneiras (sendo 16 em casks!) com cervejas artesanais de todo o Reino Unido, Irlanda e algumas partes da Europa. Como estamos falando de produções pequenas, a grande maioria dos rótulos são desconhecidos a cervejeiros de fora (no meu caso, 100%), o que aguça ainda mais o convite a experimentação. A casa conta ainda com uma vasta seleção de crafts em garrafa do mundo todo

quenaofaltemalte_craftbeer.co1

É possível também agende uma degustação guiada pela staff. O pub oferece três tipos de degustação (bronze, prata e ouro) que varia de versões em casks, pressão e garrafas. O preço varia entre 15 e 25 libras

A comida não é exatamente o forte do lugar mas digamos que existem opções interessantes como a torta de porco desfiado ou o tradicional Scotch Egg (uma versão gringa do nosso popular e adorado Bolovo)

quenaofaltemalte_craftbeer.co2

(esq.) Scotch Egg (vulgo: Bolovo) ; (dir.) Tabela progressiva de preços atrelada ao teor alcóolico (Progressive Beer Duty)

Em um papo com um sujeito chamado Spencer, membro do CAMRA e frequentador assíduo do CraftBeer.Co tive uma bela aula sobre Casks e como é conveniente prova-las antes de pedir um pint. Este fator de “transformação” e imprevisibilidade parecia não incomoda-lo, muito pelo contrário:

“Esta é a beleza das Casks. Você sempre tem que provar…você nunca sabe…”

quenaofaltemalte_craftbeer.co4

A rede se preocupa também em promover eventos que apoiem a cultura cervejeiro no país como o HomeBrew Club, uma espécie de campeonato interno de caseiros com dicas e avaliações preparatórias para o National Homebrewer Awards.

Viste o site oficial do CraftBeer.Co

No próximo post seguimos viagem pela Inglaterra rumo a York. (em breve)

Outros posts da série Que Não Falte Malte na Terra da Rainha

1. Introdução: http://goo.gl/gP1Xll

2. Entenda o que são as Cask Ales http://goo.gl/gj6kXF

3. CAMRA: Saiba como 4 jornalistas ajudaram a preservar a cultura cervejeira do Reino Unido http://goo.gl/YzdgI2

4. Pubs Londrinos (Parte I): http://goo.gl/bgpb8r

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s