Mundo Cervejeiro

Conheça Fritz Maytag, o ‘Godfather’ da cervejaria artesanal americana

quenaofaltemalte_anchor_fritz_old

Mais que um empreendedor e cervejeiro de sucesso, Fritz Maytag é o pioneiro no conceito de cervejarias artesanais modernas, unindo ousadia, integridade, diversidade e respeito as tradições.

Fundada por George Breckle no período do ‘Gold Rush’ na Califórnia em 1874, a Golden City Brewery seria renomeada anos mais tarde (1896) para Anchor Brewing – em alusão a paisagem portuária da cidade de São Francisco.

Após resistir aos anos e inúmeras dificuldades – como o terremoto 1906 que devastou a cidade e as instalações da cervejaria, a sombra proibicionista da Lei Seca Americana entre 1920 e 1933 e um incêndio – a Anchor parecia finalmente sucumbir ante o cenário cervejeiro americano dos anos 60.

quenaofaltemalte_anchor_paiting

Tela retratando o incêndio na Anchor brewery, por William Clarkson Stanfield

Eventos como o pós-guerra, a economia de escala e a industrialização deram imenso poder as grandes corporações e cervejarias de massa, que pouco a pouco engoliam as cervejarias menores. O gosto do americano também havia mudado radicalmente, se afastando das receitas tradicionais europeias e migrando para estilos mais neutros, pouco amargos e refrescantes (as amarelinhas gasosas).

Foi em um jantar no The Old Spagghetti House, em São Francisco, que um amigo comentou a Fritz Maytag – um jovem de 28 anos recém graduado em Stanford – que a Anchor estava a beira da falência e fecharia em poucos dias. Fritz, que adorava a Steam Beer – uma deliciosa cerveja do estilo California Common produzida até hoje – não pensou duas vezes e com alguns milhares de dólares se tornou sócio majoritário no verão de 1965.

Após uma avaliação dos equipamentos e estrutura de produção que ele mesmo classificou como “medievais”, o novo cervejeiro deu início a uma série de reestruturações que passaram por infraestrutura, marca e portfólio de receitas.

quenaofaltemalte_fritz

Em poucos anos a renovada Anchor Brewing lançava no mercado as premiadas Anchor Porter (Robust Porter), a Liberty Ale (American Pale Ale) e Old Foghorn (uma English Barley Wine que já degustamos aqui no blog). Outra celebrada cerveja é a Anchor Christmas Beer, uma Ale aromática e complexa pensada para o Natal que desde 1975 muda sua receita a todos os anos.

Ao longo dos anos seguintes Anchor Brewing, sob o comando de Maytag, exerceu enorme influência cultural no mercado e ao lado de outras pioneiras como Sierra Nevada, consolidou o conceito de cervejaria artesanal moderna.

quenaofaltemalte_anchor_portfolio

Cervejas de linha e sazonais da Anchor Brewing

Em 1993 Fritz fundou a Anchor Distilling Company, produtora de whisky e gin. Ele também é dono de uma vinícola chamada York Creek. Ambas regidas sob a mesma filosofia de qualidade que o levou ao sucesso.

quenaofaltemalte_anchor_distilling

Finalmente em 2010, Fritz comemorou sua aposentadoria após uma longa carreira de sucesso vendendo a Anchor para o The Griffin Group.

Um brinde ao Godfather da cerveja artesanal americana!

“As pessoas costumavam me perguntar: qual a diferença entre a sua cerveja e as cervejas comuns. O que dizia ali mesmo qual era o problema: que existia o conceito de ‘cervejas comuns'” (sic)

Confira este video sobre Fritz e outros pioneiros artesanais americanos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s