Beer Trips/QNFM na Bélgica

Den Dyver: Uma experiência de harmonização

Para inaugurar a nova seção “Beer Trips” do blog, convidamos a Bier Sommelière e Mestre em Estilos, Gisele Russano. Entre deliciosas harmonizações, visitas a cervejarias Trapistas e (várias) lambics, ela irá nos contar em uma série de posts um pouco de sua experiência na Bélgica:

///

fachada_den_dyver

Desde que comecei a planejar minha viagem pra Bélgica, minhas pesquisas para fazer meu roteiro sempre foram voltadas pra encontrar, além dos locais cervejeiros tradicionais,  lugares diferentes que me proporcionassem experiências com a cerveja.

Foi assim que encontrei o Den Dyver – um restaurante em Brugge que se vendia como “Biere Cuisine“, onde eram feitas grandes harmonizações dos pratos com as cervejas especiais. Não tive dúvidas que seria no mínimo interessante, e fiz minha reserva pelo site.

O restaurante fica no centro-sul da cidadezinha onde tudo faz-se a pé. A fachada modesta só faz com que seja uma surpresa maior ainda encontrar o interior muito elegante e alinhado, quase intimidador. Enquanto a hostess me recebia e conferia minha reserva, alguns desavisados tentaram sem sucesso conseguir uma mesa ali na hora.

O menu é bem interessante: primeiro você escolhe se quer 2 ou 3 pratos, que são acompanhados de cerveja ou vinho. Depois disso, escolhe se quer o “combo“ mais simples ou mais elaborado. Ainda tinha uma desconto para menores de 30 anos – uma tentativa de atrair os jovens para conhecer a cozinha local.

A minha escolha foi o menu simples de 3 pratos, por €52: mussels, entrecote e brownie. E o mais interessante é que você sabe que os pratos serão harmonizados, mas não é informado dos rótulos das cervejas.

E aí a experiência incrível começa: os pratos são trazidos pelo próprio chefe da casa, e a cerveja pela hostess, que explica cada característica do prato, da cerveja e da harmonização. Um atendimento impecável!

1a harmonização | Moules com cerveja Troublette

quenaofaltemalte_troublette

Moules, mussels ou mexilhões é um prato típico belga, que neste caso veio bem temperado com um molho de ervas. A Troublette é uma Witbier da cervejaria Caracole, com notas de limão e coentro que harmonizaram perfeitamente com o tempero dos Moules. Uma entrada deliciosa, condimentada e refrescante.

2a harmonização | Entrecôte com cogumelos e batatas com cerveja Adriaen Brouwer

quenaofaltemalte_adriaen

A foto do prato já dispensa qualquer comentário. A cerveja é uma Belgian Strong Dark Ale de personalidade, com ABV 8.5% e notas intensas vindas do malte: caramelo, café e chocolate. A força da cerveja combinou com o prato de sabores fortes e intensos, e a quantidade de sabores (carne, cogumelo, batata, caramelo, chocolate, café) criou uma sensação incrível na boca.

O ponto negativo de ir em um restaurante deste formato sozinha, é que você acaba tomando a garrafa inteira que vem com cada prato, o que pode ser uma quantidade de álcool perigosa pra quem não tem muita resistência. Então, antes de servir a sobremesa a hostess educadamente me perguntou se eu tinha certeza que queria harmonizar com a cerveja (e na verdade o tom era “será que você já não bebeu demais?“). Mas é claro que eu queria!

3a harmonização | Brownie de chocolate feito com cerveja, harmonizado com a Buffalo

quenaofaltemalte_buffalo

Lógico que o chefe não quis revelar a receita do brownie, que foi servido com sorvete de creme e amêndoas caramelizadas. A Buffalo é uma Belgian Stout com aroma incrível de café e chocolate, que também se pronunciam no sabor. A harmonização foi deliciosa, mas aqui o álcool da cerveja (9%) incomodou um pouco (ou será que eu já tinha mesmo bebido demais?).

Dei muita sorte porque as 3 cervejas eram novidade pra mim, e eram excelentes! Saí de lá caminhando pelas ruas de Brugge com um grande sorriso no rosto, satisfeitíssima com meu primeiro dia na Bélgica! E já ansiosa porque sabia que no dia seguinte teria outra experiência incrível…

Den Dyver
Dijver 5 8000 Brugge
+32 50 33 60 69
dyver.be

///

quenaofaltemalte_giselle_russano

Gisele Russano é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos, criadora da “Beer Tasting – experiências degustativas com cervejas especiais”

A Beer Trip da Gisele pela Bélgica continua no próximo post “visita à Westveleteren!”. Aguarde!

Conheça a Fan Page ‘Beer Tastings editada por Gisele Russano
Conheça a série QNFM na Terra da Rainha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s