Beer Trips/QNFM na Bélgica

Visita à Trapista Westvleteren

Nota do Editor: Dando continuidade a sua saga cervejeira na Bélgica, a Bier Sommelière e Mestre em Estilos, Gisele Russano relata sua experiência na cobiçada visita a cervejaria Trapista Westvleteren. Após esta deliciosa leitura, fica mais fácil compreender porquê este é um tema que povoa a mente de tantos cervejeiros mundo afora.

///

quenaofaltemalte_westvleterenXII_kit

Qualquer pessoa que goste de cerveja e viaje para a Bélgica vai fazer questão de provar a Westvleteren, a mais rara trapista, e considerada por muitos a melhor cerveja do mundo (Westvleteren XII – melhor do mundo de acordo com RateBeer).

As cervejas trapistas não podem ter fins lucrativos, e a produção da Westvleteren é muito pequena – por isso é muito difícil conseguir encontrar a cerveja, mesmo na Bélgica.

Em todas as minhas pesquisas e conversas com quem já tinha ido pra lá, encontrei a mesma informação: para conseguir comprar o pack da cerveja você tem que fazer uma reserva com pelo menos um mês de antecedencia, por telefone, indicando inclusive a placa do carro que vai buscar. Quanta burocracia! Lá fui eu tentar todos os dias a tal ligação, sem sucesso nenhum (ocupado todo o tempo).

Me conformei com a impossibilidade de comprar o pack, mas nunca nem cogitei cancelar a visita à In de Vedre, o café ao lado do monastério onde é servida a cerveja.

quenaofaltemalte_estrada_westvleteren

A In de Vedre fica a uns 80Km de Brugge. Pelo que pesquisei, não tem uma maneira fácil de chegar lá em transporte público, por isso aluguei um carro e botei o pé na estrada. A viagem já foi uma experiência incrível, porque o GPS não te manda ir pelas rodovias, e sim por um caminho lindo onde você pode conhecer o interiorzão da Bélgica. Inesquecível!

Como lá foi a minha primeira parada do dia, cheguei por volta das 11h (abre às 10h). É uma casinha fofa no meio de uma paisagem linda!

quenaofaltemalte_westvleteren_fachada

E assim que entrei, vi uma fila de umas 10 pessoas que percebi que estavam comprando os packs. Arrisquei sem muita esperança perguntar para a garçonete se eu conseguiria fazer a compra sem reserva, e ela me respondeu que se ainda tivesse a cerveja quando chegasse minha vez na fila, poderia comprar 2 packs.  Sério, sem nenhum exagero digo que quase caiu uma lágrima de emoção.

Cada pessoa que saía da fila com os packs abria um grande sorriso e fazia um gesto de vitória que era comovente. Tenho certeza que também tive a mesma reação quando consegui os meus (40 euros por 12 garrafas – quase caiu outra lágrima).

Dali saí pro café, onde sentei com uma sensação maravilhosa de conquista, e degustei sem a menor pressa cada uma das cervejas:

–       Westvleteren Blond – uma Belgian Ale de ABV 5,8% com delicioso aroma frutado e de especiarias – é a cerveja que os monges consomem.

–       Westvleteren 8 – uma Dubbel de ABV 8% com uma complexidade de aromas, que reconheci como cereja, frutas secas e um suave lúpulo cítrico.

–       Westvleteren XII, a mítica cerveja tida como a melhor do mundo – uma Quadruppel com ABV  10,2%, com notas de frutas secas, caramelo, especiarias.

Além disso consumi um croque monsieur e um chocolate quente, e o valor da minha conta foi apenas €21,40.

quenaofaltemalte_westvleteren_conta

Recomendo muito pra quem estiver por lá: vá cedo, aproveite a viagem, não tenha pressa de degustar as cervejas.

Sensação de missão cumprida! (e olha que no meu dia ainda teve tour na St. Bernardus e passeio pelos bares de Brugge a noite) 

///

quenaofaltemalte_giselle_russano

Gisele Russano é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos, criadora da “Beer Tasting – experiências degustativas com cervejas especiais”

A Beer Trip da Gisele pela Bélgica continua no próximo post “Tour na Cervejaria Lindemans!”. Aguarde!

Conheça a Fan Page ‘Beer Tastings editada por Gisele Russano
Conheça a série QNFM na Terra da Rainha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s