Mundo Cervejeiro

Análise: O Consumo local de cervejas é uma questão de atitude

A convite do blog, o amigo e cervejeiro Luis Nascimento redigiu este texto sobre consumo local. Confira:

quenaofaltemalte_consumo_local

“Como todos sabem a cerveja é um produto perecível, que tolera com dificuldades o transporte e a variação de temperatura durante o muitas vezes longo trajeto entre a cervejaria e o seu copo.

Além de castigada no caminho, transportada em caminhões sem refrigeração que nesse sol intenso do verão viram verdadeiras fornalhas, muitos bares, empórios e afins não tem nenhum cuidado com o armazenamento. A cerveja fica exposta as condições climáticas sofrendo ainda mais.

E vou além.

Existem situações em que o importador/distribuidor faz todo o trabalho pesado e caro de manter a cerveja em cadeia refrigerada, mas chegando ao ponto de venda ela não passa nem um único segundo refrigerada. Exceto no momento de servir.

A solução para esse problema todos sabem, seria o consumo local de cerveja!

Ouço com frequencia no meio cervejeiro, sobre o sonho do consumo local de cerveja. Aquele mundo mágico onde cada bairro ou região teria sua própria cervejaria. Ela seria consumida a mais fresca possível, diretamento do tanque para os copos (talvez depois de uma parada na camara fria). Mas será que funciona?

Sei que no momento não existem cervejarias em todas as regiões, servindo cervejas frescas sem um longo transporte, mas não podemos ao menos definir nosso consumo local como o consumo de cervejas nacionais?

Vejo muita gente defendendo o consumo local, mas que não dá nenhuma chance para cervejas nacionais. Entendo quando a pessoa não gosta da cerveja x ou y, mas muitas vezes nunca provaram a cerveja previamente recusada.

O consumo local, além de proporcionar a degustação de um produto na sua melhor forma, ajuda a fomentar a região ao seu redor. O consumidor ganhar e a sociedade também ganha.

Ao consumirmos localmente, ajudamos as nossas cervejarias a evoluir. Afinal não existe evolução sem consumo e retorno do mercado. E essa evolução faz com que chegue até nós cervejas cada vez melhores.

Da próxima vez que for beber uma cerveja, beba uma cerveja nacional. Aquela que você nunca deu chance porque a marca é desconhecida ou o rótulo não impressiona. Só assim um dia teremos cervejas chegando aos nossos copos boas, frescas e mais baratas.

Consumo Local de Cerveja vai muito além do discurso. É uma questão de atitude.”

///

quenaofaltemalte_luisnascimento

Luis Marcelo Nascimento Sócio da Sinnatrah Cervejaria-Escola, Cervejeiro Caseiro, Sommelier de Cervejas e Especialista em Estilos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s