Entrevistas/Mundo Cervejeiro

Social Beers: a primeira plataforma de financiamentos coletivos cervejeiros do país

quenaofaltemalte_socialbeers_banner

Potencializados pela era digital, os projetos de financiamento coletivo – também conhecidos por crowdfunding – ganharam notável força nos últimos anos. Com a imensa gama de possibilidades que vão, desde protótipos a mega produções cinematográficas, a lógica mercadológica é simples e genial: transformar qualquer pessoa que compartilha uma ideia em comum em um sócio viabilizador do seu negócio.

Com este modelo em mente, os três amigos Carlos Lima (sommelier e mestre em estilos), Matheus Franco (cervejeiro caseiro e técnico cervejeiro) e Luiz Poppi (cervejeiro caseiro e especialista na área comercial), já donos de uma importadora chamada HopLovers, resolveram unir seus conhecimentos para fundar o Social Beers, a primeira plataforma de financiamentos coletivos do país para projetos cervejeiros.

quenaofaltemalte_socialbeers_header

Em entrevista ao Que não falte malte, o sócio Carlos Lima nos contou sobre como tudo nasceu: “buscamos inspiração em diversos projetos que vimos, desde jogos de tabuleiro até o financiamento de cervejarias completas nos Estados Unidos”.

Para garantir diferenciação em meio a crescente oferta de empresas de crowdfunding, os empreendedores acreditam no foco em um mercado: “ao contrário de outras plataformas que hospedam projetos de diferentes setores, como o Catarse, acreditamos no formato inédito de trabalhar apenas com o mercado cervejeiro artesanal”, comenta Carlos.

Para inaugurar o projeto com o pé direito, a empresa aposta em uma parceria de peso entre a ribeirão pretana Invicta e a nova-iorquina Six Point. O primeiro projeto propõe a produção de uma Imperial India Pale Ale com 8% ABV, exclusiva para cotistas. Confira:

De acordo com os sócios, “esta cerveja foi idealizada na combinação de duas cervejarias que representam a essência no movimento cervejeiro artesanal atual: criatividade nas receitas e manutenção de um criterioso processo produtivo, fruto do perfil dos mestres cervejeiros Shane Welch e Rodrigo Silveira.”

A produção terá início em 17/03/2014, dia em que ocorrerá a brassagem. Então, as cervejas e as recompensas estarão prontas para a entrega entre quatro a cinco semanas depois (entre os dias 14/04 e 25/04). É possível escolher entre receber pelos correios ou retirar pessoalmente (em São Paulo ou Ribeirão Preto).

O modelo dos projetos trazem o formato de participação semelhante aos demais sites de crowdfunding: proposta, prazo para o projeto se viabilizar, diferentes opções de cotae e benefícios, além de um formato de comunicação jovem, bonito e eficiente, condizente com este tipo de start-up.

quenaofaltemalte_plataforma_social_beers

Além da produção de novas cervejas, a empresa também aposta em outros produtos e serviços relacionados ao setor, tanto próprios como de terceiros: “Já fomos procurados por seis outras empresas de diferentes segmentos e temos mais 3 projetos saindo do forno. A meta é lançar dez fundings dentro do próximo ano, tanto próprios como de outros parceiros”, comenta Carlos.

Após um lançamento com excelente repercussão na mídia e nos círculos cervejeiros, o desafio agora para os sócios é entender como o mercado brasileiro responderá a este novo modelo de negócios: “por mais projetos que temos para lançar, o mercado não consegue absorver 10 coisas ao mesmo tempo. Temos que planejar os lançamentos pra entender quantos fundings simultâneos ele [o mercado] absorve”, pondera o cervejeiro.

Se depender dos ávidos bebedores, a coisa vai longe.

O Que não falte malte deseja vida longa ao Social Beers.

2 pensamentos sobre “Social Beers: a primeira plataforma de financiamentos coletivos cervejeiros do país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s