Beer Trips/QNFM na Bélgica

Fechando o roteiro em grande estilo com St. Feuillien e Chimay

Neste post, a Bier Sommelière e Mestre em Estilos Gisele Russano encerra seu ciclo de tours cervejeiros pela Bélgica. Mais um belo texto que mostra a riqueza cultural e o respeito as cervejas tão característicos do país. Boa leitura!

///

O meu último dia de tour cervejeiro na Bélgica teve no roteiro uma visita à St. Feuillien seguida por um almoço incrível no Auberge de Poteaupré, o restaurante/pousada da trapista Chimay.

A St. Feuillien fica a uns 40 minutos de Bruxelas – mais uma viagem delícia pelas estradinhas do interior da Bélgica. Ao chegar na cervejaria, fui recebida pela Blandine, uma mulher muito simpática que de cara me explicou que eles não costumam receber visitantes porque não tem nada muito planejado, mas que com prazer me acompanharia em um tour.

quenaofaltemalte_stfuillien_predio

Primeiro fomos a um prédio desativado com os equipamentos antigos, que ela me explicou que logo se tornará um museu. Seguimos à cervejaria, que espantosamente é bem pequena. O mais legal foi que como eles não estão acostumados a receber “turistas”, todos os funcionários ficaram bem contentes e me receberam com muita cortesia.  Pena que eu só entendia, entre a conversa agitada e bem-humorada, o “mademoiselle” e o “brésilien“.

quenaofaltemalte_stfuillien

quenaofaltemalte_stfuillien2

Uma coisa que me chamou a atenção foi a Saison em lata! A Blandine me explicou que isso veio como uma demanda dos EUA… Estranho, né?

Como sempre o tour acabou no tasting room, onde pude com muito prazer degustar as cervejas junto com o mestre-cervejeiro! (ok, ele não falava inglês… mas foi uma honra mesmo assim!). O tour e o tasting foram gratuitos. E o mais gostoso desta visita foi a sensação de ser muito bem recebida com alegria e simpatia (se alguém fizer este tour, manda um beijo meu pra Blandine?).

quenaofaltemalte_stfuillien_tasting

Rumo a Chimay:

Saindo de lá, mais ou menos às 14h, comecei a viagem pro Auberge de Poteaupré. Desde que planejei este dia, sabia que o trajeto era longo, mas nada me tirava da cabeça a idéia de comer os queijos e tomar as cervejas no restaurante da Chimay. A viagem durou mais ou menos 1h30, e aqui a fome quase não me deixava curtir as paisagens da estrada. Mas chegando lá, como valeu a pena!

quenaofaltemalte_auberge

O restaurante é bem grande e bem familiar (mais uma vez chamei a atenção por ser uma viajante solitária). A dificuldade aqui era escolher o que beber/comer em apenas um almoço.

O cardápio é praticamente um livro, cheio de opções de queijos, entradas, pratos principais e sobremesas. E todas elas com uma sugestão de harmonização. Tomei a “Poteaupré Special”, uma cerveja produzida exclusivamente para o restaurante, enquanto comia um dos absurdamente deliciosos queijos trapistas. Optei por um prato incrível de camarões gratinados e tomei mais duas cervejas. Passei na lojinha de souvenirs, que super recomendo por ter bastante variedade e ser bem barato.

quenaofaltemalte_chimay

Na saída ainda tem o “Espace Chimay”, que é tipo um museu de experiências. Este não pude ir porque estava fechado.

Eu tenho uma sugestão pra quem quiser visitar o Auberge: se eu pudesse planejar de novo, ficaria sem dúvida hospedada uma noite na pousada. Passaria tranquilamente uma tarde inteira no restaurante comendo e bebendo tudo o que eu agüentasse, e iria dormir feliz, embriagada e satisfeita, sem ter que me preocupar em pegar estrada (foram mais de 2 horas de viagem de volta para Bruxelas). Dá uma olhada como vale a pena.

Este foi o meu último post sobre viagem cervejeira pra Bélgica contribuinte para a seção Bier Trips do blog. Foi um grande prazer dividir as experiências inesquecíveis desta viagem que foi tão especial pra mim. Se alguém quiser saber mais detalhes, pedir dicas ou sugestões, ou simplesmente bater um papo sobre cerveja, será um prazer! É só me contatar pela fanpage.

Agradeço pelo espaço, e espero ter em breve mais experiências de uma próxima viagem cervejeira pra contar!

///

quenaofaltemalte_giselle_russano

Gisele Russano é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos, criadora da “Beer Tasting – experiências degustativas com cervejas especiais”

Valeu Gisele e até a próxima!

Conheça a Fan Page ‘Beer Tastings editada por Gisele Russano
Conheça a série QNFM na Terra da Rainha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s