Mundo Cervejeiro

As cervejas da Copa do Mundo 2014

Não é nenhuma novidade que os olhos do mundo inteiro estão voltados para a Copa do Mundo no Brasil, e que algumas marcas se aproveitam deste momento de euforia para lançar produtos temáticos que encham os olhos do torcedor.

_As brazucas

Muitas cervejarias brasileiras enxergaram este evento como uma grande oportunidade pra explorar edições especiais de suas cervejas, e nesta tarefa usaram e abusaram da criatividade.

É o caso da Colorado com a Cauim Allez les Bleus, uma versão especial da sua Pilsen em homenagem à seleção francesa com lúpulos franceses Triskel e Strisselpalt, além de mandioca na receita.

quenaofaltemalte_copa_colorado

A comemorativa da Wäls é a Stadt Jever Rock & Gol, uma Amber Lager deliciosa. A  mineira Backer criou a Brazuca, uma Bohemian Pilsner de garrafa verde e amarela em edição limitadíssima.  Já a Dama Bier também tem a sua edição especial, a American Lager Dama 2014.

quenaofaltemalte_copa_wals

quenaofaltemalte_copa_backer

quenaofaltemalte_copa_dama

Algumas cervejarias brasileiras optaram pelas colaborativas. A carioca 2cabeças e a escocesa BrewDog se juntaram para produzir a Hello My Name Is Zé, uma Scottish-Brazilian Passion Fruit IPA (ou se preferir, uma mistura de Jack Hammer com Maracujipa).

quenaofaltemalte_copa_mynameisze

A Bodebrowm colaborou com a britânica AdnamsBrewery para a Curitiba Pale Ale, com pimenta rosa na receita. A Bierland passou por cima de qualquer rivalidade e junto com a argentina Antares produziu uma American Pale Ale com lúpulos cultivados na região da Patagônia e guaraná da Amazônia, no projeto “Unidos pela Cerveja“.

_As gringas

Também tem bastante coisa interessante acontecendo lá fora, e que muitas vezes acabamos nem tomando conhecimento por aqui.

A americana Lymestone Brewery produziu em edição limitada a Stonewall Penalty para homenagear a Copa, uma IPA com lúpulos americanos e neozelandeses.

quenaofaltemalte_copa_stonewall

A American Pale Ale Brasília! da inglesa Greene king veio como uma homenagem da cervejaria ao Brasil. Além da cerveja, a marca lançou ainda uma promoção em forma de sorteio com uma viagem para o Rio e Janeiro no Carnaval como prêmio.

quenaofaltemalte_copa_brasilia

A comemorativa da escocesa Black Wolf  Brewery é a Futebol Lobo, uma Brazilian Blonde com frutas brasileiras como maracujá e manga. Já a inglesa Fuller’s produziu a Two Halves, uma Golden Ale com lúpulos dos 5 continentes do mundo.

quenaofaltemalte_copa_blackwolf

quenaofaltemalte_copa_twohalves

A alemã Gaffel, de Colônia, apostou alto na Copa do Mundo lançando uma linha de produtos temáticos. A cerveja Kölsch em garrafa e em barril teve versões de rótulos de diversos países da Copa. Além disso fez promoção, vendeu copo e até bola temática.

A libanesa Almaza lançou 8 rótulos comemorativos com o argumento “You should remember that you are Lebanese whatever team you support” (Você deve lembrar que é libanês independente do time que você torça).

quenaofaltemalte_copa_almaza

A Eight Degrees, cervejaria irlandesa, criou a witbier Olé Olé para os torcedores se refrescarem enquanto assistem aos jogos da Copa.

É muito bom ver que as cervejarias acompanham tendências de maneira tão  criativa e divertida na criação das suas edições especiais temáticas. Vamos torcer para que, com a Copa do Mundo, o Brasil ganhe não só a taça, mas também a visibilidade para o nosso mercado cervejeiro.

///

quenaofaltemalte_giselle_russano

Gisele Russano é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos, criadora da “Beer Tasting – experiências degustativas com cervejas especiais”

Conheça a Fan Page ‘Beer Tastings editada por Gisele Russano
Conheça a série QNFM na Terra da Rainha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s