Beer Trips/QNFM na Rep. Tcheca

Visita à lendária cervejaria Pilsner Urquell

quenaofaltemalte_urquell_factory

Nota do Editor: Gosto de pensar que, não raro, uma garrafa de cerveja contém mais história que em muitos livros. Como em uma viagem ao tempo, estudar o universo cervejeiro mais a fundo cria contextos reveladores e instigantes, a tal ponto que nunca mais veremos determinadas coisas com os mesmos olhos. Nesse belíssimo relato do amigo Caco Neves, em sua visita à Pilsner Urquell, fica evidente que, independente dos avanços tecnológicos e mudanças culturais, certas tradições devem ser mantidas e admiradas. Boa leitura! [Pedro Cizoto]

///

Neste meu primeiro “post”, a pedido de meu querido amigo Pedro Cizoto, falarei um pouco sobra a mágica experiência que tive o prazer de viver, em minha visita a “mãe” da cerveja Pilsen, a Pilsner Ürquell, na cidade homônima de Pilsen (Plzen) na República Tcheca.

Lembrando que toda paixão, hobbie e/ou afinidade em alguma coisa, seja ela qual for, sempre terá um local considerado especial, e porque não, “sagrado” para os amantes deste segmento.

E para nós, amantes da verdadeira cerveja, um dos locais mais especiais se localiza na cidade de Pilsen – situada na região da Boêmia no oeste da República Tcheca – local onde no ano de 1842, o mestre-cervejeiro Bávaro Josef Groll, criou depois de muitas tentativas a primeira cerveja clara e brilhante que se tem noticia.

quenaofaltemalte_urquell_joseff_groll

Retrato do mestre-cervejeiro Joseff Groll

Lembrando que estamos falando da Boêmia, e neste lugar é famoso não apenas pelas excelentes cervejas, mas muito antes disso, temos a região que produz o melhor cristal do mundo, e nesta conjunção de fatores, a Cerveja do Estilo Pilsen ganhou o mundo, pois foi a primeira cerveja clara, filtrada e brilhante, sendo batizada de Pilsner Urquell – em alemão “original de Pilsen”.

Partimos de Praga, via trem para Pilsen, numa viagem com duração em torno de uma hora e vinte minutos, a qual pagamos o valor de 200 Coroas (R$ 25,50) – ida e volta – e chegando na estação de Pilsen, pode-se chegar ate a fábrica caminhando uns 15 minutos.

quenaofaltemalte_urquell_factory2

As visitas podem ser agendadas com antecedência ou compradas na hora, e escolhi a visita guiada em inglês. Com duração de 90 minutos, ela se inicia com a historia da cervejaria, desde o inicio no século XIX, até o período da “cortina de ferro” e com queda do regime socialista, a abertura de seu capital e sua fama internacional.

Tudo ali faz qualquer entusiasta de cerveja ficar mais feliz do que criança num parque de diversões, mas o que realmente deixa qualquer um louco é quando se começa a descer nos porões da cervejaria, antigamente usados para a fermentação e maturação da cerveja tipo “Lager”. Tão logo você adentra nos túneis, já sente a mudança brusca da temperatura, pois lá embaixo a temperatura é mantida constantemente em 8ºC.

quenaofaltemalte_urquell_barrels

quenaofaltemalte_urquell_openfermenter

Ali você vê como era feita a cerveja antigamente, ou seja, fermentação aberta em tanques de madeira, maturadas também em dornas de madeira, onde o gelo que era recolhido nos lagos da região durante o inverno era estocado para ser usado nos meses de verão.

quenaofaltemalte_urquell

Tinas de Brassagem com revestimento em cobre

E no final de tudo isso, ainda nos túneis você pode provar esta maravilhosa cerveja, que foi produzida nestes antigos tanques, do mesmo modo que era produzida no século XIX e diretamente do tanque, ou seja, uma experiência memorável para qualquer amante desta famosa loira.

quenaofaltemalte_urquell_pint

quenaofaltemalte_urquell_caconeves

Ao final pode-se comprar souvineers na loja anexa a fábrica e pode almoçar no fantástico restaurante da própria Pilsner Urquell. Vale muito esta visita e recomendo a todos, abraços,

Confira o video oficial da Pilsner Urquell:

Serviço:

Tour Pilsner Urquell

Site oficial para agendamento

Tours em Tcheco, Inglês e Alemão (sem agendamento); opções em russo, francês, espanhol e italiano (com agendamento para grupos)

///

quenaofaltemalte_caco_neves

Caco Neves é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos, e desde 2001 está a procura de novas experiências cervejeiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça a série QNFM na Terra da Rainha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s